APPMBA discute com o comandante geral condições de trabalho da tropa durante o carnaval

17/02/2017 às 09:08

feature-top

Visando discutir as condições de trabalho dos policiais  militares da Bahia que estarão de serviço no período do Carnaval de Salvador 2017, a diretoria da APPMBA juntamente com a ASPOJER e a APRATEF,  se reuniu na tarde da última quarta-feira, 15, com o comandante da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Anselmo Brandão, no Quartel do Comando Geral, nos Aflitos. 



Na pauta de reivindicações, a Entidade   discutiu  as condições das bases e alojamentos que segundo o comandante  continuarão climatizadas e nesse ano com uma novidade da instalação do sistema de wi-fi. As escalas reduzidas do efetivo das unidades, que conforme Coronel Anselmo Brandão receberão pelas horas à mais trabalhadas. A alimentação da tropa que seguirá o mesmo padrão do ano passado. E os portais de abordagens  que terão nova logística para atender as necessidades dos  policiais em serviço. 

Ainda na oportunidade, o comandante revelou que foram adquiridos mais 6.600 novos coletes balísticos  e que haverá ajustes no horário de deslocamento da tropa que fica alojada distante do circuito do carnaval, como por exemplo Camaçari, onde o policial se apresentava para o serviço até 3 horas antes.  
                                 


Também foram apresentados os problemas recorrentes que acontecem com a tropa nos carnavais no interior do estado, como transporte, alimentação, escalas de serviço e acomodações. O comandante ficou de verificar ponto a ponto e ajustar cada um deles.



Um assunto que também foi abordado foi a situação que vem acontecendo  com os policiais pertencentes a 5 CIPM (Ilha de Itaparica), que tem enfrentado dificuldades na travessia para assumir o serviço e que inclusive pode ser um problema para o período momesco,  mas o comandante ficou de conversar com os responsáveis e ver o que pode ser feito. 



Outras reivindicações ganharam destaque como a disponibilização do setor identificação no periodo de carnaval para que os interessados possam confeccionarem a sua identidade e os postos elevados que estarão disponíveis para a tropa das especializadas. 

Aproveitando  o ensejo, a diretoria cobrou o fim da casacão de proventos para os policiais da reserva, o que fere um direito adquirido e que também seja  alterado em Lei, o impedimento de promoções para policiais que  respondem  a processo administrativos e/ou criminais, o entendimento é que não existe culpado antes do trânsito em julgado. 



Finalizando a reunião, as entidades foram convidadas a visitarem a estrutura montada para o carnaval incluindo as bases de alojamentos. 

Participaram do encontro o presidente  da APPM, Sgt PM Roque Santos, o vice-presidente e vereador de Jequié,  Sd PM  Gilvan Santana, a secretaria geral, Sd PM Alaice Gomes, o diretor jurídico, Sd PM Nery Neto, os diretores da APPM Regional Jequié,  Cb PM Gilson e Cb PM Pólvora, o diretor da APPM Regional Ilhéus, Sgt PM Gerson Mendes, o diretor financeiro da ASPOJER, Cb PM Ronikley Dantas, o presidente  da APRATEF, Sd PM Macedo e o Cb PM Alencar.




Fotos: Edinei Dantas.