História da APPM-BA



Em 15 de outubro de 1959, um grupo de militares estaduais abnegados, decididos a terem um instrumento de luta e representatividade em defesa dos direitos da categoria, fundou o Centro Social Beneficente dos Cabos e Soldados da Polícia Militar da Bahia. Sob a liderança do Cabo PM Antônio Ferreira de Souza, conhecido como Cabo Butina (in memoriam), sendo eleito o 1º presidente e idealizador dessa egrégia entidade, que tem como protetor São Jorge.

Agregando cada vez mais associados e dependentes, ao longo desses 64 anos de fundação, a Entidade teve como presidentes: CB PM Antônio Ferreira de Souza; CB PM Nelson Gabriel; CB PM Arivaldo Franca; CB PM Valério Rodrigues Lima; SGT PM Oscar Pires de Jesus Neto; SGT PM Washington Luiz de Cerqueira; SGT PM Agnaldo Pinto de Sousa; SGT PM Roque Santos. E, atualmente, está sob o comando da CB PM Alaíce Gomes, primeira mulher eleita para administrar a associação.

Com avanços significativos, a entidade que tem sede administrativa na capital, expandiu sua atuação para o interior do estado, com o objetivo de estar cada vez mais perto da tropa, e atualmente conta com as seguintes regionais: 1ª Regional - Ilhéus, 2ª Regional - Alagoinhas, 3ª Regional - Itabuna, 4ª Regional – Jequié, 5ª Regional - Feira de Santana, 6ª Regional - Vitória da Conquista, 7ª Regional - Eunápolis /Porto Seguro e a 8ª Regional – Irecê.

A APPMBA tem por missão defender os direitos da classe, promovendo e intensificando a representatividade dos seus associados face aos poderes constituídos, a fim de protegê-los no exercício de suas funções para grandeza da entidade e garantia da integridade funcional de cada militar.

Como visão, a instituição tem o condão de propor ao poder competente, através do seu diretório, medidas tendentes a revisão de leis e regulamentos, cujo objetivo é alcançar maior eficácia na sua aplicabilidade, a bem do interesse da classe. 

Quanto aos valores, a APPMBA preza pelo respeito, ética, responsabilidade e transparência na luta pela defesa dos interesses dos associados. Através de suas ações, busca constantemente a valorização profissional perante Governo do Estado e a sociedade baiana. 

O empreendedorismo que visa oferecer lazer e diversão para os associados e seus dependentes, sempre foi marca da entidade com aquisição de imóveis, construções e reformas na sede administrativa e clubes sociais.  Atualmente a instituição conta com clubes sociais em Lauro de Freitas, Ilhéus, Feira de Santana e Jequié. Espaço de cultura e lazer em Vitória da Conquista e em um futuro próximo contará com instalações nas cidades de Porto Seguro e Alagoinhas. 

A APPMBA é filiada a Associação Nacional das Entidades Representativas da Polícia e Bombeiro Militares do Brasil – ANERMB e é reconhecida como utilidade pública pela Lei Estadual nº 1948, de 18 de dezembro de 1963, e Lei Municipal nº 2405, de 30 de agosto de 1972. Sendo uma entidade jurídica de direito privado, constituída sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos ou de fins não econômico, com sede na rua Machado Monteiro, nº 175, Caminho de Areia, CEP: 40.455-160, Salvador – BA, Brasil e CNPJ: 13.567.722/0001-74.

Posse da nova diretoria da ABSSO

07/04/2026 às 14:19

Nota de Repúdio em 18/02/206

18/02/2026 às 14:45

Parabéns PMBA 201 anos

17/02/2026 às 14:34

Visita a bases de alojamento

16/02/2026 às 14:37

Pré Carnaval 2026 APPM

06/02/2026 às 14:25

Nota de solidariedade ao CB PM Glauber

03/02/2026 às 14:28

Nota sobre Reajuste do Planserv

30/01/2026 às 14:16

Reunião com a Procuradora Geral do Estado

28/01/2026 às 14:10

Feijoada da APPMBA – 3ª edição ✨

15/01/2026 às 13:44

VER + NOTÍCIAS »